Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 4 de abril de 2018

VIGÍLIA PASCAL: Aspersão da Água, Homilia e Oração Universal

 
 Águas das fontes, dos rios e dos mares, louvai o Senhor.Louvai, bendizei o Senhor. Louvai o Senhor.
 
 
Excertos da homilia do Rev. Pe. Jerónimo 
Esta noite é muito importante. Estamos aqui a agradecer a Deus tudo o que ele fez na história ao longo dos anos: a criação, a libertação dos escravos, fazer de pessoas dispersas em discórdias, em guerras, em ódios, construir um povo é obra de Deus.
(…)
Deus é capaz de libertar os escravos é capaz de nos fazer ser livres. Há muitos escravos hoje e há pessoas que se dizem muito livres, mas não são conseguem viver em liberdade, em responsabilidade e honestidade.
Deus tem capacidade para nos libertar, pode fazer-nos povo, pode fazer-nos crescer como pessoas humanas, como sociedade com valores e como filhos de Deus que trabalham para um mundo novo. Essa é a nossa esperança. Deus está connosco.
(…)
Cristo entregou a responsabilidade da construção do Reino de Deus à Igreja, aos Apóstolos, a nós hoje. Hoje nós somos continuadores dos Apóstolos. Vimos aqui o baptismo de 2 jovens e 3 adultos que querem ser cristãos. Isso vai ser cada vez mais normal baptizar adultos por que a nossa sociedade já não vive das tradições. Agora somos cristão se quisermos, se optarmos se decidirmos seguir Jesus Cristo
(…)
A sociedade de hoje não se rege pelo Evangelho, rege-se pela opinião pública, rege-se por aquilo que é politicamente correcto, rege-se por aquilo que alguns acham bem e resolvem fazer propaganda e estão aí a impor à sociedade os seus quereres e as suas leis.
Só é cristão quem quer. Para sermos cristãos adultos e responsáveis, para seguirmos o Evangelho hoje é necessário fazer opção. Graças a Deus que a Igreja não é mais só de tradição. Graças a Deus que cresce o número das pessoas que procuram conhecer Jesus Cristo, procuram comprometer-se com Ele, dialogar com Ele, viver em união com Ele na família, na sociedade, onde moram, onde trabalham, onde se divertem fazendo deste mundo cristão. Ou somos cristãos apóstolos, discípulos missionários ou então a Igreja… vamos morrer e deixar todos de ser cristãos. 
Mas Jesus está no meio de nós e os poucos que ficarem cristãos vão ser muito mais fortes, vão ser mais apóstolos e vão ser mais responsáveis.
(…) 
O importante é ensinar a caminhar com Cristo, caminhar na Fé, caminhar na Esperança, sermos discípulos missionários. 
Peçamos ao Senhor nesta noite, nesta Eucaristia em que vamos rezar juntos, comendo do mesmo prato, alimentando-nos do mesmo corpo e sangue de Cristo, nós cresçamos como comunidade e que cada um tome no fundo do seu coração essa decisão fundamental de ser cada vez mais d’Ele e para Ele e para o bem de todos. 

Sem comentários: