Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 5 de novembro de 2017

CATEQUESE DESAFIADA A PROMOVER O «DESPERTAR DA FÉ »


O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé disse à Agência ECCLESIA que os catequistas portugueses são hoje chamados a trabalhar no “despertar da fé”.

“A catequese não pode dar por suposto que a fé já está nos catequizandos”, assinalou D. António Moiteiro, falando durante as Jornadas Nacionais de Catequistas 2017, em Fátima.

A iniciativa, que chega hoje ao fim, reuniu centenas de participantes em três dias de trabalhos centrados na recente carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o setor, ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’.

“Este documento pretende orientar a catequese e a educação da fé para aquilo que é a essência da vida cristã, isto é, só existe um cristão quando existir o encontro com a pessoa de Jesus Cristo”, precisou D. António Moiteiro, bispo de Aveiro.

O responsável sublinhou que estas jornadas procuraram a “consciencialização” de que a catequese e o “primeiro anúncio” são duas vias de evangelização, do “despertar da fé”.

“Até há pouco tempo, nós víamos a catequese como continuação do primeiro anúncio, depois da descoberta de Jesus”, observou.

Na conferência que proferiu este sábado, no Centro Pastoral Paulo VI, o prelado abordou o tema ‘Linhas programáticas para a Catequese’.

Perante mais de 600 catequistas, o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé congratulou-se “pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos” nesta área da educação cristã e apresentou como prioridades para próximo triénio a “formação de catequistas, a catequese da adolescência e um novo percurso estruturado para a catequese de adultos”.

“Precisamos de reorganizar a catequese de acordo com o mundo que hoje necessita de Jesus. Não há muitos anos o ambiente social propiciava, de maneira mais ou menos clara e efetiva, o despertar da fé nas pessoas. Hoje a realidade pede-nos que este despertar da fé seja realizado em catequese. Sem isto nunca poderemos transmitir a fé”, assinalou, numa intervenção divulgada pelo Portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

CB/OC

Sem comentários: