Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 24 de março de 2017

III CATEQUESE QUARESMAL

Mais uma profunda reflexão neste tempo de graça que é a Quaresma, tempo em que somos chamados a escutar e a meditar a Palavra de Deus, com mais assiduidade, tal como o Papa Francisco nos exorta na sua mensagem para esta Quaresma.
A parábola do homem rico e do pobre Lázaro é a passagem bíblica escolhida pelo Papa Francisco para a sua mensagem desta Quaresma, intitulada “A Palavra é um dom. O outro é um dom”, que ajuda a prepararmo-nos bem para a Páscoa.
Lázaro ensina-nos que o outro é um dom. O primeiro convite que nos faz esta parábola é o de abrir o nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom.
Afinal, o pobre, invisível para o rico, embora jazendo à sua porta, era um apelo à conversão e à mudança de vida.
Esta parábola põe em evidência que nada trouxemos ao mundo e nada podemos levar dele. Ambas as personagens morrem e, a partir desse momento, descobre-se que é restabelecida uma certa equidade, em que os males da vida são contrabalançados pelo bem.
A raiz dos males do rico foi não dar ouvidos à Palavra de Deus. Deixando de amar a Deus, consequentemente, desprezou o próximo.
A Palavra de Deus é uma força viva capaz de suscitar a conversão no coração dos homens e orientar de novo a pessoa para Deus. Fechar o coração ao dom de Deus que fala tem como consequência fechar o coração ao dom do irmão.
Nesta terceira e última catequese quaresmal aquela parábola foi refletida e ilustrada com imagens que nos ajudam a perceber, na realidade do tempo de hoje, que é o nosso, a profundidade e atualidade da cena, mas também a reconhecer os vários rostos de Lázaro e tomar a sério o que o Evangelho nos revela a propósito do homem rico.
As três catequeses quaresmais foram um momento privilegiado de escuta e reflexão da Palavra de Deus, que nos permitiu descobrir a sua riqueza e novidade infindáveis. As palavras não mudam, mas há sobre elas sempre um novo olhar. É a mesma Humanidade que caminha e que procura. É o mesmo Deus que se vai sempre revelando, de novo.
Foi manifestada a gratidão ao Sr. Pe. Guedes, da SMBN, por estas catequeses quaresmais. Com humildade reagiu, dizendo nada haver que agradecer, pois foi para isso que foi para padre. Reformulamos aqui a afirmação: Agradecemos a Deus pelo dom da sua inteligência, da clareza e simplicidade de expressão e agradecemos-lhe a disponibilidade de pôr a convite do nosso pároco, esse dom a render em favor da nossa comunidade. Agradecemos e rezamos a Deus por ambos.
22.03.2017
CR

Sem comentários: