Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

"ONDE HÁ AMOR, AI HABITA DEUS" - Partilha do 9º Ano de Catequese

O tema da nossa catequese no sábado era "Amar os Pais", o que imediatamente nos conduz até ao 4.º mandamento: "Honrar pai e mãe" e foi a partir daqui que pretendemos refletir um pouco, juntamente com os nossos adolescentes, sobre a família como lugar de felicidade, apesar das dificuldades e dos conflitos que todos nós, muitas vezes, sentimos. Para tal, realizou-se um jogo de papéis, em que todos teatralizamos "cenas da vida familiar": querer sair à noite; querer namorar; ter sido mal-educado com os pais; ter más notas, etc. 
Com esta catequese e com a realização desta atividade, pretendemos acima de tudo concluir que a família é uma comunidade de vida e amor que exige, portanto, a cooperação de todos os elementos: pais e filhos. É no diálogo e no entendimento das várias gerações que se pode construir a comunidade familiar e humanizar a sociedade. 
Assim, o quarto mandamento não pretende tanto justificar a subordinação dos filhos aos pais ou impor a obediência passiva, mas quer antes promover a convivência harmoniosa e a cooperação de todos de forma a garantir a liberdade e o amor: "Onde há amor, aí habita Deus....".

Telma e Manuela

Sem comentários: