Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

EUCARISTIA COM A CATEQUESE: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

“É com muita alegria que Jesus, Cristo Rei, nos convida para o seu banquete. Em paz e unidos celebremos a realeza divina de Jesus. Ele venceu todo o pecado e a morte, tornando-se “Senhor do Universo”.
E, foi assim, com a monição inicial, um CONVITE de JESUS a todos, que demos inicio a esta Festa de Cristo Rei, preparada e dinamizada pelo 7º ano de catequese e animada pelo Coro Infanto-Juvenil, sob a direcção do Valter.
Essa dinamização fez-se sentir logo na entrada na capela, onde em lugar de destaque se encontrava o Leccionário, ladeado por duas velas acesas – que seria depois levado solenemente ao altar na Liturgia da Palavra – o Pão, e o Vinho, que seriam levados para a Liturgia Eucarística - e os símbolos da realeza de Jesus: 
Ouro que significa Rei, Incenso, Sacerdote e Mirra, Profeta. – apresentados com um convite à partilha e à generosidade – e com as palavras completou-se um painel que desde o inicio da celebração se encontrava junto do altar.
Na procissão de entrada foram levados ao altar, símbolos, que nos ajudaram a entender esta Festa em que celebramos Cristo Rei do Universo, não como um Deus forte e dominador, mas sim um DEUS que Serve, Acolhe, Ama, por isso morre na Cruz, para remissão dos pecados e salvação de todos os homens.
A Palavra de Deus, neste último domingo do ano litúrgico, convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus. Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão e na doação da vida.
A primeira leitura apresenta-nos o momento em que David se tornou rei de todo o Israel. Com ele, iniciou-se um tempo de felicidade, de abundância, de paz, que ficou na memória de todo o Povo de Deus. 
O Evangelho apresenta-nos a realização dessa promessa: Jesus é o Messias/Rei enviado por Deus, que veio tornar realidade o velho sonho do Povo de Deus e apresentar aos homens o “Reino”; no entanto, o “Reino” que Jesus propôs não é um Reino construído sobre a força, a violência, a imposição, mas sobre o amor, o perdão, o dom da vida.
 “A Fé na realeza de Jesus é a que nós confessamos quando chamamos a Jesus Cristo, Nosso Senhor. Esta realeza foi reconhecida por exemplo, pelo bom ladrão crucificado ao lado de Jesus, também em sofrimento que olhando Jesus lhe diz: Jesus, lembra-te de mim quando vieres com a Tua realeza.”
"Eis o momento mais importante da nossa eucaristia. Confortados pela Palavra chega a hora de dizer a Jesus, obrigada por me receberes no teu banquete. Que eu seja digno(a) de me abeirar junto do teu alimento espiritual. "
 Em momento de Acção de Graças, o 7 ano rezou:
Eis-me aqui
Senhor, encheste-me de dons para Te servir.
Vou procurar usá-los para Te encontrar.
Os meus OUVIDOS 
procuram a tua VOZ e os teus conselhos
Nas vozes daqueles que encontro pelo caminho.
Enquanto procuro nas placas das encruzilhadas 
a direcção para chegar a Ti,
VEJO como as pessoas discutem e se magoam, 
esquecidas de Ti.
VEJO outros que constroem caminhos, 
amizades e mundos melhores.
Outros usam as MÃOS, 
dom maior para selar esses pactos de amor.
Também uso as minhas MÃOS, 
para construir as paredes da Tua Igreja, da nossa casa.
Com os meus PÉS, 
sigo o caminho que me leva a Ti.
FALO Contigo e com os que me acompanham.
A minha BOCA 
denuncia as maldades a que assisti e 
conta a história das bem-aventuranças.
No final da minha procura, 
desta aventura de Te encontrar, 
VEJO-TE e SINTO-TE na minha pele…
Cheguei a Ti! 
Obrigado(a) Senhor, 
Cristo Rei do Universo
E assim celebramos esta FESTA de CRISTO REI, encerrando o Ano Litúrgico e entrando no novo com o ANO MARIANO.
E, com MARIA, caminhos, rezamos e queremos RENOVAR-NOS NAS FONTES DA ALEGRIA!

Sem comentários: