Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 22 de outubro de 2016

RECORDAMOS HOJE O RETIRO DOS CRISMANDOS

Seminário da Boa-Nova
16.10.2016
Num dia de outono que já se apresenta frio, à hora marcada foram chegando, jovens e adultos para, em conjunto, sob a orientação do João, refletirem e prepararem o grande dia 22 de outubro de 2016!
A atividade do dia começou na capela do seminário, um lugar simultaneamente sóbrio, acolhedor e intimista, de uma beleza “informal”, numa arquitetura dialogante, que nos convida ao silêncio para ouvir a água cair e onde a sua lareira junto ao altar nos remete à ideia de casa, de “focolare”, à volta do fogo, ao redor da luz, à volta da mesa, em comunhão à volta do Pai. 
Aí recolhidos fizemos a oração da manhã, lendo a Palavra, agradecendo o dia que ali nos reuniu e pedindo a sábia inspiração do Espírito para melhor fazer chegar ao coração de cada um a Palavra de Deus.
Seguiu-se um momento de reflexão sobre em que é que nos torna diferentes o facto de sermos cristãos e em que é que o Crisma nos modifica. Escutámos a Palavra com uma passagem de João,15:1-8 e vimos em projeção uma pequena e bela história que nos conta uma de três atitudes face às adversidades e obstáculos da vida. Personificados estes na água fervente e as nossas atitudes possíveis personificadas no ovo, na cenoura e no café. Ficaram todos a pensar no quanto uma adversidade se pode tornar numa oportunidade para mudar, não permitindo que sejam os obstáculos a vencerem-nos, mas antes com a nossa mudança transformarmos os obstáculos em coisas boas, tal como o pó de café, ao dissolver-se transformou a água num doce sabor do café.
De uma forma clara e usando as situações da vida real o João, com o seu sentido de humor apurado cativou a atenção do grupo, que o escutou até à hora de almoço, com um pequeno intervalo a meio. 
Por volta das 13h todos descontraidamente conviveram e, sentados à volta da mesa do refeitório do Seminário, almoçaram alegres e irreverentes.
Após o almoço, usufruíram um pouco do amplo espaço exterior do seminário e logo no início da tarde regressámos à sala para de seguida irmos preparar o momento da reconciliação e celebrar a eucaristia.
E foi com a eucaristia de domingo, o dia do Senhor, reunidos à volta da mesa do altar onde ELE se faz verdadeiramente presente para nós, nesse mistério inacessível, que finalizámos este dia tão completo.
Jesus interpela a cada um de nós, individualmente, “Tu… vem…e segue-me”. No Crisma cada um de nós, individualmente, na liberdade dos filhos de Deus dirá ”Eu vou e sigo-Te”.

Sem comentários: