Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 31 de outubro de 2009

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS - 1 de Novembro

«Os Santos, tendo atingido pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvor perfeito e intercedem por nós.A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus.Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (Constituição Litúrgica, n.º 104 e 111).
Secretariado Nacional da Liturgia
 COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
  2 de Novembro

Na mesma pedra se encontram,
Conforme o povo traduz,
Quando se nasce - uma estrela,
Quando se morre - uma cruz.
Mas quantos que aqui repousam
Hão de emendar-nos assim:
"Ponham-me a cruz no princípio...
E a luz da estrela no fim!"

Mário Quinta
(FD 693)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

REUNIÃO GERAL DE ACÓLITOS - 30 de Outubro, 21h30 - Salão Paroquial

Alguém disse...

O serviço efectuado pelos Acólitos nas paróquias "é um caminho privilegiado para uma aproximação vocacional", dado que o estar próximo da mesa do altar "ajuda muito a aproximar do mistério da Eucaristia, e por isso mesmo de uma consagração pessoal e do chamamento de Deus."

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE


«Filho, ampara a velhice do teu pai, não o desgostes durante a vida... A caridade que exerces com o teu pai não será esquecida» Ecle 3, 12

Em 1999 - ano dedicado à Terceira Idade - o Pe. Jorge Manuel Santos Gouveia, brindou-nos com um livro sobre o tema, de que gostei muito. Num tempo em que mais de 10% da população mundial vive para além 60 anos, é importante que todos estejamos atentos e sensíveis a esta realidade porque, ao chegar a nossa vez, gostaríamos de ser amados, aceites, respeitados e amparados como pessoas dignas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FAZER DA EUCARISTIA UMA FESTA

Sábado, 24 de Outubro, às 16h00, em S. Martinho, foi celebrada a primeira Eucaristia com a Catequese neste ano Catequético 2009/2010. Sendo a Eucaristia a nossa verdadeira Festa de encontro e comunhão com Jesus Cristo, é claro que ninguém podia faltar! Bem cedo, o 10º ano se empenhou na preparação da celebração, e no acolhimento aos catequizandos do 1º ano. Foi sem dúvida uma tarde inesquecível! 
Ficamos com a certeza de que estas crianças que vieram pela primeira vez, o desejarão fazer muitas mais, porque não irão esquecer a amizade, carinho e alegria com que foram recebidos na casa de Deus, pelos amigos do 10º ano. Saber que é possível estar aqui a ajudar, participar e a transmitir os valores de Jesus Cristo, mesmo sedo já “crescido” é o melhor exemplo que os nossos jovens podem dar a quem inicia agora a sua caminhada de FÉ!
Os símbolos, são de suma importância no despertar para Deus. Conscientes disso, os jovens do 10º ano empenharam-sena sua preparação e distribuição.

A alegria no rostos destas catequistas pela fé e esperança que vão transmitir às nossas crianças. Dizer-lhes que é bom ser amigo de Jesus, que Ele a todos acolhe, e juntos somos parte integrante de uma comunidade.
Cantamos como o Coro Infantil que anima as celebrações, escutamos a Palavra  de Deus, comungamos o Corpo de Jesus e sentimos assim uma grande força espiritual.
Os catequizandos do 10º ano tiveram a feliz ideia de encenar o Evangelho que nos falava do Cego Bartimeu e resultou muito bem.
Acolhimento muito especial feito pelo Rev. Pe. Zé Manel, junto do altar, que na sua homilia nos deixou três frases chave: 
 Para os pais «JESUS, FILHO DE DAVID, TEM PIEDADE DE MIM»; Para os catequistas: «CORAGEM! LEVANTA-TE QUE ELE ESTÁ A CHAMAR-TE»; Para os catequizandos: «MESTRE, QUE EU VEJA».
Testemunho do Gil, em nome do 10º ano, procedendo-se depois à entrega dos catecismos ao 1º ano.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A CATEQUESE E A FAMÍLIA

 
A família tem um papel importantíssimo na transmissão da fé. Não se consegue trabalhar contra ela; e, em contrapartida, toda a colaboração que ela oferece é extraordinariamente importante. O papel das famílias é essencial, a evolução dos modelos catequéticos tenderá a evangelizar e a estar com a família, na sua diversidade, com as suas dificuldades de conciliação de horários e com a sua presença irregular aos encontros eclesiais, porque a Igreja se fortalece com os indivíduos, mas muito mais com as relações que estabelecem entre si, especialmente através do amor que se gera nas famílias, e nelas com Deus. Cristina Sá Carvalho SNEC
Algumas crianças do 1º. Ano, em S. Caetano. Na primeira foto com os pais e a catequista, depois o pequeno grupo na sala de catequese preparando-se para participar na sua  primeira catequese. 

sábado, 17 de outubro de 2009

DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 Portugal: 18% vive na pobreza e «situação tende a piorar»
Que fazemos nós de concreto contra este flagelo?

Imagem: Internet

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SANTA TERESA DE ÁVILA


A primeira mulher a ser proclamada doutora da Igreja, nasceu em Ávila (Espanha) no ano 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da sua Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu em Alba de Tormes (Salamanca) no ano 1582.

Festa celebrada a 15 de Outubro.
Secretariado Nacional da Liturgia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

“DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS" Lc 18,16

E elas vieram, enchendo de alegria o Centro Paroquial, a Igreja, a Capela de S. Martinho, a Capela de S. Caetano e a Ilha! Foi o início de mais um ano de catequese, em que os catequistas acolheram com carinho todas as nossas crianças e adolescentes.
Algumas chegaram pela primeira vez: pela mão dos pais ou avós, tímidas, com uma lagrimazita a querer deslizar, teimosa, pela face, mas que logo se desvaneceu com os afagos e mimos que receberam de toda a comunidade a quem foram apresentados.
Aos pais, primeiros educadores na Fé, foi pedido que nunca deixem de acompanhar os seus filhos e colaborar com os catequistas, porque só assim, a sementinha que agora lançamos nestes pequenos corações, germinará em frutos de amor, alegria, doação e fidelidade. Para que estes homens e mulheres de amanhã, firmes na Fé em Jesus Cristo - Pedra Angular – sejam os grandes construtores de uma sociedade verdadeiramente digna, justa e fraterna.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

É PRECISO QUE A IGREJA DEIXE UMA LUZ À PORTA...

O lançamento de novas publicações, a consolidação de novas aproximações à transmissão da mensagem cristã e a insistência na formação dos catequistas são algumas das novidades do novo ano na catequese, que contará com a participação de cerca de 600 mil crianças e adolescentes.
O número de crianças e adolescentes que frequenta a catequese não tem correspondência com a participação na missa. Além de uma maior formação dos catequistas, é necessária "maior proximidade no interior das comunidades de fé - entre padres e agentes pastorais - para que elas se tornem mais atraentes", refere Cristina Sá Carvalho, do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Um dos problemas recorrentes da catequese é o facto de muitos dos adolescentes que terminam o período de formação não continuarem nas comunidades paroquiais. Cristina Sá Carvalho considera que uma das causas desta dificuldade reside na transmissão demasiadamente "escolar" dos conteúdos de fé: "A doutrina é muito importante, mas com as crianças e adolescentes o fundamental é "viver uma mensagem incarnada numa pessoa, que nos explica como é e o que se deve fazer".
Num tempo caracterizado pela mutação acelerada, "é preciso que a Igreja deixe uma luz acesa à porta, porque hoje as pessoas vão embora, mas querem voltar. E quando elas regressam, temos a porta fechada e a luz apagada. Por isso é preciso compreender o que é o desejo da fé e o anseio permanente do ser humano em se encontrar com Deus".

Cristina Sá Carvalho
SNEC

FALECEU MISSIONÁRIO DA BOA NOVA: REV. P. VIRIATO AUGUSTO FERNANDES DE MATOS

O Pe. Viriato, nasceu em 11 de Dezembro de 1938, em Pinelo, diocese de Bragança-Miranda. Dinâmico e criativo, colaborou em muitas paróquias e movimentos de Lisboa, sendo, por duas vezes, membro do Conselho Presbiteral do Patriarcado. Participou activamente nas Semanas Missionárias das Obras Missionárias Pontifícias, e era zeloso ecónomo da Logomédia, em nome dos Institutos.
De 1978 a 1982 foi director espiritual do Seminário da Boa Nova, em Valadares, e pároco, ao mesmo tempo, da freguesia local de Vilar do Paraíso.

Todo o seu dinamismo pastoral, quer na África, quer na Europa, nascia de sentida espiritualidade, vivida e cultivada ao longo de toda a vida. Os últimos meses foram de sofrimento, após melindrosa operação cirúrgica, que não conseguiu debelar o mal. Faleceu em Lisboa, no Hospital da CUF, em 8 de Outubro de 2009.
À família apresentamos as mais sentidas condolências.


Lembramos que:
hoje, na Capela de S. Martinho às 21h30, será celebrada missa em sufrágio da sua alma.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO CRISTÃ


De 4 a 11 de Outubro de 2009 decorrerá a Semana Nacional da Educação Cristã, subordinada ao tema «Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso». O programa que assinala a iniciativa começou com a publicação da Mensagem da Comissão Episcopal da Educação Cristã, subordinada ao mesmo tema, em 15 de Setembro de 2009, Festa de Nossa Senhora das Dores. Novidade desta Semana será o acesso permanente ao Site da Comissão Episcopal da Educação Cristã - www.educris.com.

Que o compromisso dos catequistas se refresque todos os dias na fonte da Água Viva.

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".
João 7, 38

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OUTUBRO MISSIONÁRIO

A celebração do Outubro Missionário e do Dia Mundial das Missões vem, mais uma vez, unir-nos, na resposta à convocação anual do Santo Padre, para que, como Igreja que somos, cresçamos sempre mais na consciência e na corresponsabilidade comum do anúncio do Evangelho.
Este ano, a campanha de ajuda para o muito que há a fazer em África, destina-se aos Padres Espíritanos em Angola, da Missão de Caconda, Arquidiocese do Lubango;

Missão de Nossa Senhora das Dores
C.P. 122 Lubango
CELEBRAÇÕES MARIANAS NA  NOSSA PARÓQUIA
07 de Outubro, 21h30 - Ilha
14 de Outubro, 21h30 - S. Caetano
18 de Outubro, Domingo Missionário: Testemunho Missionário do Superior Geral da SMBN
21 de Outubro, 21h30 - Igreja Paroquial
28 de Outubro, 21h30 - Encerramento - Capela de S. Martinho, com a presença do Padre Francisco de Jesus, da Equipa de Animação Missionária da SMBN

Oração Missionária

Espírito Santo,
que desceste sobre os Apóstolos
e os fizeste anunciadores do Evangelho:
derrama os teus dons sobre cada um de nós
e torna-nos sensíveis aos apelos
e às necessidades dos nossos irmãos;
desperta em muitos corações
(crianças, jovens e adultos…)
o ideal missionário;
dá força e coragem a todos
quantos se entregam totalmente
ao serviço da MISSÃO.
Ámen.

domingo, 4 de outubro de 2009

DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM

Hoje, na Eucaristia das 11h00, na Capela de S. Martinho, diante de toda a comunidade, os catequistas, fizeram o seu compromisso para o novo ano de catequese, prometendo Semear a Palavra de Deus, com: Esperança, Alegria, Partilha, Coragem e Hospitalidade. Que o Espírito Santo desça sobre todos os catequistas e os ajude a levar até ao fim da caminhada o compromisso agora assumido.
O Rev. Pe. Zé Manel, reiterou que o catequista para ser bom semeador tem de: formar-se, inspirar-se e rezar muito sempre com o Evangelho, aprendendo, também no Evangelho a cultivar uma atitude democrática de aceitação do outro com as suas especificidades. Por isso, fez todo o sentido ter aqui o vaso e as sementes: símbolos que recordam aos catequistas a sua missão de Semear... Semear a Palavra de Deus, e fazer crescer as sementes do Verbo escondidas nos corações, para "Que ninguém seja analfabeto de Deus" (Bento XVI)

sábado, 3 de outubro de 2009

REUNIÃO GERAL DE CATEQUISTAS

Decorreu ontem, a reunião geral de catequistas, orientada pelo secretariado da catequese. Depois das boas-vindas a todos, cantamos: Sois a Semente que há-de crescer, seguindo-se a Oração: O Lenhador e o Semeador. E, porque a messe é grande e os trabalhadores são sempre poucos, com a graça de Deus, este ano, foram apresentados 4 jovens catequistas, que certamente virão animar e enriquecer a nossa comunidade. 
A coordenadora do secretariado, Cristina, fez a explanação da agenda pastoral para o ano Catequético 2009/2010, bem como dos objectivos diocesanos e paroquias sobre a missão 2010, de onde se destaca, a visita de Sua Ex.ª. Revª. o Bispo do Porto. 
A Maria fez a apresentação do Blogue, e explicou o que se pretende com este projecto da catequese e para a catequese, numa dinâmica de Evangelização para o Século XXI. 
Tomou então a palavra o Rev. Padre Zé Manel, lembrando a necessidade de o catequista não descurar a sua formação, porque esta tem que ser permanente, mas, sobretudo, alicerçada na dimensão da espiritualidade que está no Evangelho. Seguiu-se a distribuição de catecismos, guias, cadernetas, agenda pastoral e cada ano procedeu à eleição do seu coordenador. Encerrou-se a reunião com a oração final.

ANIVERSÁRIO DE ENTRADA NA PARÓQUIA

 Tempo de celebrar e dar graças a Deus
 Pela presença do Rev. Pe. Zé Manel 
No 2º. aniversário 
à frente dos destinos da nossa paróquia. 
No final da Eucaristia seguiu-se um encontro
no centro Paroquial
Feito de amizade, partilha e muita alegria.
O momento que a todos delicia,
o Sr. Cravo Dias declamando poesia!
Em final de festa... Discurso 
 e  partir do bolo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SANTOS ANJOS DA GUARDA


Com o Sacrifício da Cruz, realizou-se a unidade entre todas as criaturas espirituais e materiais. Em virtude dessa unidade profunda do mundo em Jesus Cristo, os espíritos superiores, que são os Anjos, estão presentes à vida do homem, auxiliam-no, guardam-no e protegem-no.É-nos impossível descobrir, com os sentidos, a sua acção e descrever a natureza da sua ajuda. «Contudo, a orientação do conjunto da nossa vida depende deles, em parte. Os Anjos podem agir na nossa maneira de julgar, intervir nas nossas decisões, apresentar-nos valores sobrenaturais» (Gustavo Thils). A Igreja recomenda, por isso, que recorramos à intercessão dos Anjos da Guarda, especialmente nos momentos críticos da nossa vida.
Secretariado Nacional da Liturgia
Imagem Internet

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Nasceu em Alençon (França) no ano 1873. Entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de Setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.  
Teresinha morreu aos 24 anos de idade, no dia 3 de setembro em Lisieux e o anuncio de sua morte provocou um imediato interesse mundial nela. Começou a ser chamada a "Santa do Pequeno Caminho". Santa Teresinha foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e foi declarada padroeira das missões no estrangeiro com São Francisco Xavier, em 1927 e em 1944 foi declarada Padroeira da França com Santa Joana d’Arc pelo Papa Pio XII. Foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.
A sua festa celebra-se no dia 1 de Outubro
Imagem: Internet