Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

4º CCA - LIBERDADE E CIDADANIA: QUAIS AS MAIORES FLAGILIDADES

 
O 4º CCA continua a decorrer e, foi já a 3ª conversa. Congratulamo-nos com a presença da  Senhora Bastonária da Ordem dos Advogado.
À chegada recebida pelo Rev. Pe. Zé Manel, seguindo-se os cumprimentos aos promotores destas  Conversas Amplas.
O Prof. Pimenta fazendo a introdução para a apresentação  de um pequeno filme que nos deixou a "provocação"...  "É agora a nossa hora... o nosso tempo está a chegar..."
Apresentação da oradora da noite, Dra. Elina Fraga, que aos 43 anos, se tornou-se a segunda mulher na história da Ordem dos Advogados a ser eleita Bastonária.
"Determinada, conservadora nos princípios e progressista na defesa dos direitos". Assim se apresentou a Dra. Elina.
Até porque, referiu: - "não há ninguém mais progressista que Jesus Cristo e a Doutrina Social da Igreja", e para além disso, "a República Portuguesa está alicerçada na dignidade da pessoa humana, assim o determina a Constituição. Ainda que muitos achem que esta é um entrave a reformas... Mas, quais reformas?"
A noite estava bastante fria, porém, foram muitos os que saíram do sofá e do quentinho das suas casas, dispostas a escutar, mas também a questionar sobre liberdade e cidadania. Porque este é, sem dúvida, um tema caro a todos os que continuam a desejar viver num país livre e democrático. E, pelas palavras iniciais a noite prometia!
Falou em Dra. Elina em: Direitos e Deveres... Cidadania activa... Responsabilidade individual e colectiva... Despertar consciências...  Deixar-mos de ser expectadores para sermos interventivos... 
E, seguiram-se as questões que a plateia foi colocando, que não ficaram sem resposta e animaram a conversa.
 
 
 
 
 "É preciso despertar consciências para que cada um dê o seu contributo em defesa da cidadania"... Há sempre possibilidade de mudança é essa a força que o cidadão tem para manifestar a sua indignação..."
"É preciso reagir com indignação quando há recuos e constrangimentos nos direitos fundamentais...  A indiferença é a maior responsável de todo o retrocesso civilizacional..."
"Num país democrático, onde em eleições a maioria é sempre a abstenção, há uma demissão de responsabilidade e um deficit de cidadania... A liberdade tem de ser exercida com sentido de responsabilidade, e cada um conhecer o conteúdo dos direitos enquanto cidadão... porque a verdadeira liberdade é como diz o painel:  Educar é Crescer: Crescer é Viver; Viver é ser Livre !
.
No final, a merecida ovação por parte da assistência, e uma lembrança para recordação desta noite em Vilar do Paraíso
 
 Foi, pois, uma noite animada de muitas ideias e propostas, e muito haveria ainda para debater...
 Porém, face a tudo quanto foi dito, deixamos apenas uma pergunta, também em jeito de "provocação":
Cada um de nós está mesmo a disposto assumir o dever de participação cívica, activa e responsável na sociedade, com tudo o que isso comporta de riscos e incómodos? 
Agradecimentos:
Dra. Elina Fraga
ACRAV, Amigos Vilarenses 
Rev. Pe José M Costa Lima
Pastoral da Família
FotoMartinho Valadares

 Álbum com todas as imagens em: http://1drv.ms/1uAduj2


Sem comentários: